Política

Rui Costa destaca cenário positivo da economia durante a gestão Lula

Ricardo Stuckert / PR
Ministro Rui Costa participou do Fórum Econômico Brasil no Catar  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 30/11/2023, às 14h04   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, acompanhou o presidente Lula durante a abertura do ‘Fórum Econômico Brasil - Catar: Oportunidades de Negócios’, nesta quinta-feira (30). Ele disse que o comportamento da economia brasileira em 2023 surpreendeu especialistas, alcançando indicadores que vão em direção à retomada do crescimento econômico.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.


“A partir da gestão do presidente Lula, com a área econômica comandada pelo ministro Fernando Haddad, os indicadores macroeconômicos do Brasil deram sinais positivos. Vamos fechar o ano com o crescimento do PIB de 3% e uma geração de emprego na ordem de 2 milhões de novos postos de trabalho”, pontuou o ministro da Casa Civil.


Também sobre o contexto econômico, Lula disse à imprensa que seu encontro com o Emir Tamim bin Hamad al-Thani potencializa as relações comerciais entre Brasil e Catar. “O Catar é um parceiro importante. Quando vim aqui pela primeira vez, nós tínhamos uma relação comercial de  US$ 36 milhões de dólares e agora já está em US$ 1,6 bilhão, e com potencial de muito investimento do Catar sobretudo na questão de novas pesquisas de exploração de petróleo, reflorestamento e a manutenção de uma agricultura de baixo carbono”, destacou Lula. 


Do Catar, a missão do governo brasileiro no Oriente Médio segue para os Emirados Árabes Unidos, para participação da COP28. A expectativa é ampliar o debate sobre o reflorestamento, a preservação da Amazônia com a constituição de um fundo que invista para que a floresta siga “de pé”, conforme destacou o presidente Lula em entrevista à imprensa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp