Política

Rui Costa e mais três: saiba quem são os únicos aliados que Lula admite querer na Esplanada em 2023

Ricardo Stuckert/Divulgação
Segundo colunista, presidente eleito já confidenciou a pessoas de confiança quem vai acomodar nos ministérios  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 18/11/2022, às 16h13   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente eleito, Lula (PT), já definiu quais de seus aliados estará na Esplanada dos Ministérios em 2023. De acordo a colunista do jornal o Globo, Malo Gaspar, o petista já confidenciou a pessoas de confiança que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e mais três são os únicos aliados que devem ser nomeados como ministros do governo. 

A estimativa é que Lula anuncie os nomes para os ministérios somente em dezembro. No entanto, nomes como o dos governadores do Maranhão Flávio Dino (PSB), da Bahia, Rui Costa (PT), e os cearenses Izolda Cela (sem partido) e Camilo Santana (PT), são cotados para o primeiro escalão do governo. 

Segundo a colunista, Lula quer Flávio Dino no Ministério da Justiça. O entrave é a questão de que se a pasta será ou não dividida entre Segurança Pública e Justiça. Izolda e Camilo disputam a preferência de Lula para a Educação. Caso Camilo seja o escolhido, Izolda pode vir a ser a secretária de Educação Básica.

Já Rui Costa pode ser agraciado com a pasta do Planejamento, Cidades ou na presidência da Petrobras - que não é um ministério, mas tem mais poder e orçamento do que muitos deles. Ainda conforme Gaspar, esse é o desejo de Lula, segundo o próprio petista contou a aliados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp