Política

Rui Costa estima construção de cinco mil casas no Sul da Bahia: “Não vamos esperar o governo federal”

Vagner Souza / BNews
O governador Rui Costa afirmou que destas cinco mil casas, pelo menos mil devem ser construída em Itabuna  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 10/01/2022, às 11h54   João Brandão e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), estima construir nos próximos meses cinco mil casas para a população do Extremo Sul do Estado atingida pelas enchentes que assolaram a região no fim do ano passado. A maior parte delas será construída na cidade de Itabuna, governada pelo aliado Augusto Castro (PSD). O chefe do Palácio de Ondina criticou a morosidade para liberação de verbas pelo governo federal.

O petista argumentou que adiantará as contrações com recursos do Estado. “Assino, em breve, as primeiras construções. Estimamos que podem chegar a cinco mil casos em valor de mais ou menos R$ 350 milhões no total. O maior número deve ser Itabuna, depois Ilhéus e depois cada uma delas em 150 casas por município. Em Itabuna deve ser mil unidade habitacionais”, detalhou em conversa com a imprensa, na manhã desta segunda-feira (10), durante a assinatura das obras do Hospital Ortopédico no bairro do Cabula, em Salvador.

O governador apontou que o trâmite legal do governo federal inviabiliza um trabalho mais célere. “O grande problema é que recursos do governo federal, o marco legal, processual, inviabiliza o repasse. Exemplo: tivemos, no primeiro momento, pedindo recursos para os municípios fazerem limpeza, mas não repõe o dinheiro gasto, tem que deixar a cidade suja, fazer relatório, mandar para lá, para depois contratar a empresa. Quem vai deixar a cidade fedendo? Suja? Tinha animais mortos e vai apodrecendo e fedendo. Ninguém vai ficar esperando. E eles não restituem o dinheiro gasto, ou seja, não vai esperar. Esse dinheiro já foi”, disse.

“Sobre casas, tivemos casos de Lajedinho e Coronel João Sá, de três, quatro anos, e até hoje as casas não foram concluídas (…). Então não vamos esperar”, completou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp