Política

Rui Costa recebe tarefa de Lula para "enquadrar" partido de ACM Neto; saiba motivo

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ex-governador da Bahia, Rui Costa é o atual ministro da Casa Civil do governo Lula (PT)  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 09/03/2023, às 10h47   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil do governo Lula (PT), Rui Costa, recebeu uma importante tarefa, por parte do presidente, para "enquadrar" o partido do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) no Congresso.

A ordem, de acordo com site O Bastidor, é que a legenda entregue votos e não apóie a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que pretende investigar os atos golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília.

Além de três ministérios (Turismo, Comunicações e Integração), o União Brasil, possui outros cargos em importantes órgãos no governo, como o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

Contudo, em caso de não alinhamentos com as pautas do governo, o partido pode ver a chance de novos cargos no segundo escalão se esvair, além de os atuais ocupantes dos postos perderem espaço.

Além de Rui, Lula determinou a mesma atribuição ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Por sua vez, dentro do União Brasil, a dificuldade é garantir o voto das bancadas na Câmara e no Senado.

De um lado, enquanto alguns parlamentares tem mostrado disposição a aderir ao governo Lula, há outros congressistas mais comedidos, preferindo negociar votação a votação e tendo os respectivos ganhos a cada vez que o governo precisar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp