Política

Rui Costa tentou ganhar tempo, mas rebelião caiu no colo do ainda secretário Nestor Duarte

Arquivo / BNews
A rebelião na penitenciária foi o que de pior poderia acontecer a Nestor Duarte em meio a sua saída da SEAP  |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 21/02/2022, às 10h17   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), estava ganhando tempo para poder escolher o substituto de Nestor Duarte na secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, cuja carta de pedido de exoneração fora entregue em 8 de fevereiro. Contudo, o que poderia ser uma esticada do aliado do deputado federal Marcelo Nilo (PSB) no primeiro escalão, virou um pesadelo.

Nestor segue como secretário, pois sua exoneração não foi publicada no Diário Oficial, e ainda responde oficialmente pela SEAP. Ele teve que enfrentar, neste fim de semana, uma rebelião que deixou cinco mortos e quase duas dezenas de feridos.

É sabido que o PSB tem buscado emplacar um aliado, visto que a cadeira, em tese, é da sigla. Nestor na sigla seria uma espécie de barriga de aluguel para ser acomodado pela indicação de Nilo, rompido com Rui e Wagner.

Na semana passada, quando questionado pela sucessão do aliado mais longevo no secretariado de Rui, o governador petista afirmou que tem se reunido para encontrar um nome. O petista fez um afago a Duarte, de quem se considera "amigo pessoal", e atribuiu a sua saída à "dinâmica própria da política".

“Quero aqui fazer uma palavra de carinho, como minha mãe me ensinou, de respeito, de gratidão e de agradecimento ao ex-secretário Nestor Duarte, que nos ajudou nesses anos todos, tanto no governo de Wagner quanto no meu governo. Um grande amigo. Conversei longamente com ele e sou muito grato a ele. [...] Às vezes a política tem uma dinâmica própria que a gente tem que tomar algumas decisões, mas isso, quando a amizade, a compreensão e a afinidade política e pessoal é grande, as coisas são compreendidas mutuamente”, declarou.

A jornalistas, também nesta segunda durante entrega de máquinas agrícolas, o secretário de Relações Institucionais do governo estadual, Luiz Caetano (PT), afirmou que o substituto de Nestor Duarte na Seap pode ser anunciado na próxima semana.

"Ele (Nestor) conversou com o governador, é uma pessoa que a gente respeita mesmo, o governador gostou muito do trabalho que ele fez na secretaria. Obviamente que ele está resolvendo as coisas da secretaria [...] organizando tudo para poder ter essa troca. Quem vai ficar no lugar dele, ainda não determinamos uma data, mas é aguardar que dessa para a outra semana, resolve", projetou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp