Política

Sabatinas de Aline Peixoto e Tom Araújo ao TCM-BA na ALBA têm reviravolta; saiba mais

Imagem Sabatinas de Aline Peixoto e Tom Araújo ao TCM-BA na ALBA têm reviravolta; saiba mais
Postulantes ao TCM-BA, Aline Peixoto e Tom Araújo seriam ouvidos na próxima semana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/02/2023, às 13h41 - Atualizado às 14h02   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

As sabatinas da ex-primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e do ex-deputado estadual, Tom Araújo (União), que deveriam acontecer na próxima semana, sofreram uma reviravolta nesta sexta-feira (23).

Inicialmente, a arguição da esposa do ex-governador da Bahia e ministro da Casa Civil de Lula (PT), Rui Costa, pelos deputados estaduais na Assembelia Legislativa da Bahia (ALBA) aconteceria na segunda-feira (26) e a do ex-prefeito de Conceição do Coité, na terça-feira (27).

De acordo com as regras do certame, será eleito àquele que, durante votação em plenário, tiver pelo menos 32 dos 63 parlamentares baianos, o que representa a maioria absoluta.

No entanto, as sabatinas de Aline e Tom foram remarcadas para os dias 6 e 7 de março, respectivamente. Como relatores das arguições foram indicados os deputados Júnior Nascimento (União) e Ivana Bastos (PSD) – o primeiro para a candidatura do ex-deputado Tom Araújo, a parlamentar para a postulação da ex-primeira-dama.

O cargo de conselheiro da Corte está vago desde o ano passado, quando ocorreu a aposentadoria do conselheiro Raimundo Moreira. A função da estabilidade até os 75 anos (idade limite para aposentadoria no serviço público) e remuneração a partir de R$ 35.462,22.

A informação foi divulgada inicialmente pelo Metro1 e confirmada pelo BNews junto aos presidentes da Casa, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) e o líder da oposição na Assembleia, deputado estadual Alan Sanches (União). A expectativa é de a votação ocorra no próximo dia 8 de março, um dia depois das sabatinas. "O presidente, que está fora do país, solicitou o adiamento das sabatinas por querer acompanhar elas de perto. Não criamos objeção", comentou o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp