Política

Saiba como STF deve agir se bancos brasileiros decidirem aplicar sanções de Trump a Moraes

STF
Ministro pode ter contas bloqueadas  |   Bnews - Divulgação STF
Redação

por Redação

redacao@bnews.com.br

Publicado em 02/08/2025, às 16h58



Os bancos brasileiros podem ser obrigados a agir contra o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) por conta das sanções financeiras impostas a ele pelo governo de Donald Trump meio da Lei Magnitsky. 

Ela determina que instituições que tenham relação com o sistema financeiro dos EUA bloqueiem a movimentação financeira dos sancionados, fechando suas contas bancárias e impedindo transações, por exemplo, por meio de cartões de crédito.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), entrou com medida cautelar no Supremo na quinta (31) para impedir que bancos que operam no Brasil apliquem as sanções contra Moraes.

Porém, no entendimento da maioria dos magistrados do STF, uma decisão da Corte empurraria os bancos para uma situação de risco: o governo Trump poderia escolher qualquer um deles, de forma aleatória, para sancionar, inclusive com pesadas multas.A informação é da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, os ministros avaliam que o melhor é aguardar para que os próprios bancos estudem a que estão obrigados e que alternativas poderão ser encontradas depois da decisão de Trump.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)