Política

Saiba as prioridades de Lula na presidência do G20

Ricardo Stuckert / PR
Brasil assumirá a presidência do G20 pela primeira vez na história  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 03/09/2023, às 18h02   Cadastrado por Lula Bonfim


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará à Índia logo após as festividades do 7 de Setembro, para participar da 18ª Cúpula do G20, grupo que engloba as principais economias do mundo. Será o último evento antes do Brasil, representado pelo petista, assumir pela primeira vez a presidência do bloco.

O Brasil liderará o G20 por um ano, entre 1º de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2024, e, de acodo com o portal Metrópoles, Lula pautará o bloco com base em três prioridades: a proteção da Floresta Amazônica e a contenção das mudanças climáticas; o combate à fome à desigualdade em todo o mundo; e uma nova governança global, com reformas em organismos multilaterais, como a ONU (Organização das Nações Unidas).

A composição do bloco representa 80% do PIB (produto interno bruto) mundial e 70% da população do planeta, incluindo não apenas países de primeiro mundo, mas também nações emergentes que pertencem ao chamado “Sul Global”.

Além do Brasil, o G20 é composto por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp