Política

Saiba quando Lula vai escolher sucessor de Aras na PGR

Ricardo Stuckert / PR
Data deve coincidir com o nome do novo ministro do STF  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 28/09/2023, às 08h34


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dado indícios de quando deve indicar o substituto de Augusto Aras no comando  da Procuradoria-Geral da República (PGR). Aras deixou o cargo na última terça-feira (26). 

De acordo com a coluna de Malu Gaspar no Globo, Lula deve deixar a decisão para o mês de outubro, coincidindo com a data esperada para a indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda segundo a publicação, a ideia do presidente é acomodar os interesses de diferentes aliados e grupos políticos na escolha do novo comandante da PGR e integrante do STF. Lula tem dito a auxiliares que deve aproveitar a recuperação da cirurgia no quadril, agendada para esta sexta-feira (29), para avaliar melhor os nomes que estão na disputa.

O presidente não vem escondendo o descontentamento com os dois favoritos inicialmente para a PGR. Antônio Carlos Bigonha conta com o apoiado de setores do PT e Paulo Gonet é o candidato dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Na busca de alternativas, Lula também vem analisando os nomes dos subprocuradores Aurélio Rios e Carlos Frederico Santos.

A definição do comandante do PGR é tida como estratégica para Lula porque só o chefe do órgão pode denunciar criminalmente o presidente da República. O petista deseja evitar o que avalia como um erro cometido por Dilma Rousseff, que indicou e reconduziu ao cargo o “lavajatista” Rodrigo Janot.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp