Política

Saiba quando o TSE deve julgar cassação de aliados de Bolsonaro

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
O tribunal quer evitar que suas decisões sejam usadas nas eleições deste ano  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/ Agência Brasil


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende adiar a análise de casos considerados polêmicos, como os que podem cassar os mandatos do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e do senador Jorge Seif (PL-SC). Os dois são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

🎥 Não perca uma notícia! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e acompanhe as atualizações que fazem a diferença. Clique e fique conectado!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

De acordo com o jornal O Globo, a ideia da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, é, nesse momento, dar mais atenção a temas que tenham mais relação com as eleições municipais deste ano e evitar casos que possam causar algum questionamento de interferência política por parte do TSE.

O caso de Denarium já começou a tramitar no Tribunal Eleitoral e chegou a entrar na pauta da semana passada, mas acabou sendo retirada. Ele já foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RO) e espera por uma decisão do TSE para selar o seu destino.

Denarium e o vice, Edilson Damião, são acusados de uso eleitoreiro de programas sociais voltados a alimentação e moradia. Nos bastidores do TSE, o caso é visto como graves, mas a corte avalia que o custo político da cassação é tido como alto. Os dois negam as acusações.

Já o julgamento do senador Jorge Seif depende de mais informações que fundamentem o processo. Ele é acusado de ter cometido abuso de poder econômico na campanha de 2022.

Apesar de já está pronto para análise, o caso só deverá entra em pauta após as eleições municipais, que acontecerão em outubro, justamente para temas que possam ser usados nas disputas eleitorais.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)