Política

Saiba quanto governo Jair Bolsonaro destinou para evento histórico celebrado em 2022

Alan Santos/PR
Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez até campanha oficial para divulgar evento histórico  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 01/03/2023, às 08h48 - Atualizado às 08h53   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Em 2022, o Brasil celebrou, no dia 7 de setembro, os 200 anos da Independência com uma série de atos e celebrações que ocorreram especialmente em Brasília e no Rio de Janeiro.

No entanto, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) "postergou" as comemorações ao publicar um edital, através da a Agência Nacional do Cinema (Ancine) que concederia R$ 30 milhões para produções audiovisuais brasileiras independentes, intitulado "Independência 200 anos - 2022".

O documento, datado de 4 de novembro de 2022, abria inscrições para o financiamento de minisséries e telefilmes de ficção, animação ou documentário. Os órgãos receberiam projetos entre 8 de novembro e 23 de dezembro de 2022 - uma semana depois, no dia 30, o liberal deixaria o Brasil em direção aos Estados Unidos após ter sido derrotado por Lula (PT) nas eleições à Presidência da República, em outubro.

No entanto, passado esse período, de acordo com o UOL, que requereu informações à Secretaria do Audiovisual que informou que o comitê julgador ainda não foi definido e os projetos inscritos não foram avaliados, "em virtude dos trâmites relativos à mudança de governo".

Ademais, o órgão explicou que o lançamento do edital aconteceu posteriormente à celebração do bicentenário e, "portanto, ainda não houve produção ou lançamento das obras."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp