Política

Saiba quem pode estar por trás das ameaças contra à Anvisa

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ameaças foram enviadas contra diretores e técnicos da agência reguladora  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 30/12/2021, às 16h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Depois da Anvisa recomendar a vacinação contra a Covid de crianças de 5 a 11 anos, uma mensagem com ameaças a diretores e técnicos chegou na caixa de e-mail da agência reguladora na última segunda-feira (27). "Os senhores vão pagar caro”, diz parte do texto.

Um dos suspeitos de ser o autor da ameaça já foi identificado depois que a Polícia Civil e Federal iniciaram uma investigação. Trata-se de um jovem de 17 anos morador da cidade de Lindolfo Collor, interior do Rio Grande do Sul.

Ameaças

No e-mail, quem escreve diz que seria preciso “purificar a terra onde a Anvisa está instalada usando combustível abençoado” e completa:

“Estarei muito longe quando o ministro Xandão (Alexandre de Moraes) mandar os vagabundos parasitas da PF (Polícia Federal) aqui pra casa”. A pessoa finaliza o e-mail com uma saudação nazista.

Segundo informações do portal Metrópoles, a polícia também está na cola de pelo menos 30 pessoas que fazem parte de um mesmo grupo de extrema-direita do qual o jovem participaria.

Histórico

Já o portal Zero Hora afirma que o jovem que está investigado já havia sido internado em um centro de atendimento socioeducativo após torturar com um martelo e uma faca um cachorro até a morte. O crime teria sido transmitido por uma live nas redes sociais.

 A Anvisa enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as mensagens com ameaças que diretores e técnicos da agência receberam. O documento foi protocolado na sexta-feira (24).

Em uma nota, a agência manifestou "grande preocupação em relação à segurança do seu corpo funcional", já que a reguladora tem um grande número de servidores espalhados por todo o Brasil.

Leia nota da Anvisa na íntegra

A Anvisa informa que, em face das ameaças de violência recebidas e intensificadas de forma crescente nas últimas 24 horas, foram expedidos neste domingo (19/12) ofícios reiterando os pedidos de proteção policial aos membros da Agência. Tais solicitações já haviam sido feitas no último mês de novembro quando a Agência recebeu as primeiras ameaças.

O crescimento das ameaças faz com que novas investigações sejam necessárias para identificar os autores e apurar responsabilidades.

A Agência está dando ciência dessas atividades criminosas as seguintes autoridades:

Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional).

Ministro da Justiça

Procurador-Geral da República

Diretor-Geral da Polícia Federal

Superintendente Regional da Polícia Federal no Distrito Federal

Mesmo diante de eventual e futuro acolhimento dos pleitos, a Agência manifesta grande preocupação em relação à segurança do seu corpo funcional, tendo em vista o grande número de servidores da Anvisa espalhados por todo o Brasil.

Não é possível afastar neste momento que tais servidores sejam alvo de ações covardes e criminosas.

A Anvisa não publicará os anexos que materializam as ameaças recebidas para não expor os dados pessoais dos envolvidos, no entanto, todas as informações foram encaminhadas às autoridades responsáveis.

A Anvisa segue em sua missão de proteger a saúde do cidadão.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp