Política

Senado sofre ataque cibernético e dispara alerta urgente para servidores

Carlos Moura/Agência Senado
Após ataque hacker, Senado recomenda troca de senhas para proteger dados confidenciais dos servidores e informações da Casa.  |   Bnews - Divulgação Carlos Moura/Agência Senado
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

daniel.serrano@bnews.com.br

Publicado em 20/03/2026, às 16h51 - Atualizado às 16h51



O Senado foi alvo de um ataque hacker na última quinta-feira (19). Por conta da ofensiva digital, servidores foram orientados a mudar as senhas para preservar informações contidas nos computadores da Casa. As informações são do jornal Estado de São Paulo. 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

De acordo com a publicação, o ataque de e-mails com links fraudulentos que citavam  o compartilhamento de supostos arquivos de OneDrive e de SharePoint. 

A ideia era induzir servidores a clicar nos links. Após os servidores acessarem os arquivos falsos, os criminosos conseguem roubar dados confidenciais de usuários.

Depois que o ataque hacker foi identificado, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen) enviou ao menos dois comunicados aos e-mails dos servidores com orientações de segurança. 

Além disso, o Prodasen também pediu para que todos os servidores trocassem as senhas até esta sexta-feira (20), sob pena de terem os códigos inativados.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)