Política

Sobrou alguém? Prefeita baiana promove 'exoneração coletiva' antes do réveillon

Divulgação | Prefeitura Municipal de Ibititá
Bnews - Divulgação Divulgação | Prefeitura Municipal de Ibititá
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 20/12/2023, às 16h23 - Atualizado às 16h52


FacebookTwitterWhatsApp

Um decreto da prefeita Nivinha dos Santos (PSD) surpreendeu a população de Ibititá, na terça-feira (19). A gestão municipal publicou em Diário Oficial a exoneração de todos os “agentes políticos” e ocupantes dos “cargos de provimento em comissão e função de confiança”.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ao todo, foram 87 funcionários demitidos, entre secretários, diretores, coordenadoras e demais comissionados. Eles permanecerão em suas respectivas funções apenas até o dia 31 de dezembro deste ano. 

Segundo o documento, a decisão ocorre pela “necessidade de adoção de medidas imediatas para redução de despesas com pessoal”, sob o pretexto de “reanalisar a estrutura para melhor utilizar todo o quadro de servidores”. 

Dados disponíveis no Tribunal de Contas do Município (TCM-BA), no final de 2022, a Prefeitura de Ibititá possuía 802 servidores no quadro pessoal. Do total, cerca de 300 em cargos comissionados, algo equivalente a 37,5%. 

Em setembro deste ano, a prefeita já havia demitido pelo menos 100 funcionários dos cargos de confiança.

O Bnews tentou contato com a Prefeitura Municipal de Ibititá, mas, até o momento do fechamento desta matéria, ainda não obteve retorno. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp