Política

STF converte prisão de Valdemar Costa Neto em preventiva; aliados de Bolsonaro seguem presos

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A prisão preventiva não tem prazo para acabar e mantém o presidente do PL preso por mais tempo  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 09/02/2024, às 21h57


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tomou uma decisão sobre a prisão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Nesta sexta-feira (09), Moraes converteu a prisão do bolsonarista em preventiva.

A prisão preventiva não tem prazo para acabar e mantém o presidente do PL preso por mais tempo. Segundo informações da CNN, Moraes ainda deu o prazo de 24 horas para a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre o pedido de liberdade provisória feito pela defesa de Valdemar.

Valdemar foi preso durante a Operação Tempus Veritatis ("A Hora da Verdade"), deflagrada pela Polícia Federal (PF), teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro, seus ex-ministros e ex-assessores. Todos são investigados por tentar dar um golpe de Estado no Brasil e de tentar invalidar as eleições de 2022, vencidas por Lula (PT). Ao todo, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e aplicação de medidas cautelares, nesta quinta-feira (8).

A conversão da prisão de Valdemar foi decidida após audiência de custódia, nesta sexta-feira (9). O ministro Alexandre de Moraes decidiu manter as prisões preventivas de Rafael Martins de Oliveira, Marcelo Costa Câmara, que integram o Exército, e de Filipe Martins, ex-assessor especial de assuntos internacionais da presidência.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp