Política

STF manda PF identificar membros de grupo de mensagens que ameaçava ministros da Corte

Carlos Moura/SCO/STF
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, atendeu a um pedido do PGR  |   Bnews - Divulgação Carlos Moura/SCO/STF

Publicado em 22/08/2022, às 18h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) identifique os integrantes de um grupo de mensagens que teria feito ameaças a membros da Corte e ao ex-presidente Lula (PT).

Além disso, conforme o G1, o magistrado quer que a corporação analise as informações trocadas no grupo do Telegram intitulado “caçadores de ratos do STF". A determinação de Moraes foi proferida nesta segunda-feira (22) e atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Entre as pessoas deste grupo estaria o influenciador Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, preso em julho após fazer ameaças a ministros do STF e políticos. Em um dos vídeos que motivaram a prisão, Ivan Rejane disse que Lula deveria andar com segurança porque ele iria "caçar" o ex-presidente.

Na mesma gravação, o extremista diz que vai "caçar principalmente" ministros do STF e cita os nomes de Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Luiz Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Em agosto, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Rejane. A PF apontou, no relatório final, que ele “agiu de forma consciente e voluntária para tentar abolir o Estado Democrático de Direito”.

Em seguida, a PGR pediu para aprofundar as diligências. O ministro deu 15 dias para a PF analisar as investigações de maneira mais intensa.

Segundo a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, é preciso identificar quem são os 159 participantes de um grupo integrado por Ivan Rejane para que se possa concluir se há associação criminosa no caso, como defendeu a Polícia Federal no relatório final do inquérito.

“Efetivamente, a diligência requerida pelo Parquet [MP] é essencial à confirmação da hipótese criminal levantada pela Polícia Federal e que levou, inicialmente, à decretação da prisão temporária do investigado, posteriormente convertida em prisão preventiva”, disse Moraes.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp