Política

STF vai julgar em dezembro ação que trata de nomeação de políticos para estatais

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Dispositivo está suspenso desde março por decisão liminar do então ministro Ricardo Lewandowski  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 27/11/2023, às 13h07   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, marcou para 6 de dezembro o julgamento da ação que questiona a nomeação de políticos para cargos de direção em estatais. O processo é de interesse do governo e foi colocado em pauta após aprovação da PEC que limita a atuação dos ministros de maneira individual. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.


O dispositivo da lei que impede a nomeação de políticos está suspenso desde março por decisão do então ministro Ricardo Lewandowski, que era relator da ação. A liminar foi levada ao plenário, mas o julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Dias Toffoli.


Antes da liminar, o STF começou a julgar o mérito da ação, mas o caso foi suspenso por pedido de vista do ministro André Mendonça. Em um gesto visto como um “atropelo” ao colega que pediu mais tempo para analisar a ação, dias depois Lewandowski acolheu a liminar para suspender o trecho da lei.


A Lei das Estatais foi aprovada em 2016, durante o governo Michel Temer (MDB), após investigações apontarem o uso político de empresas públicas, como a Petrobras, para a prática de corrupção.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp