Política

STJ mantém afastamento do governador de Alagoas, candidato à reeleição

Reprodução/Twitter @paulodantasal
Governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) é investigado por participar de um suposto esquema na Assembleia Legislativa quando era deputado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter @paulodantasal

Publicado em 13/10/2022, às 18h55   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), através de sua corte especial, manteve nesta quinta-feira (13) o afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que disputa a reeleição em segundo turno, por 10 votos a 2.

Os magistrados confirmaram a decisão individual da ministra Laurita Vaz, relatora do inquérito que investiga um suposto esquema de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa do Estado, e que teria sido chefiado pelo governador.

Além de Laurita Vaz, votaram a favor Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Herman Benjamin, Og Fernandes, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Paulo de Tarso Sanseverino, Isabel Gallotti e Antônio Carlos Ferreira. Já João Otávio de Noronha e Jorge Mussi votaram contra. Por sua vez, o ministro Humberto Martins, que é alagoano, declarou suspeição e não julgou o caso.

No entanto, por sugestão do ministro Og Fernandes, Laurita Vaz alterou seu voto e reduziu o afastamento de Dantas para durar até o fim do atual mandato, ou seja, 31 de dezembro. Anteriormente, o governador seria afastado por 180 dias. Ele é investigado por participar de um suposto esquema na Assembleia Legislativa quando era deputado estadual.

O inquérito aponta quef oram feitos saques em dinheiro em nome de funcionários fantasmas. Ainda conforme as investigações, aproximadamente R$ 54 milhões foram desviados desde 2019.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp