Política

TCU libera compra de R$ 1 bilhão do Exército com israelenses

Divulgação
TCU liberou compra de blindados pelo Exército junto a empresa israelense após contestação do Governo Lula  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 05/12/2024, às 19h30



O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou na quarta-feira (4) um recurso da empresa KNDS France que pedia medida cautelar para reavaliar licitação de compra de 36 viaturas obuseiras, veículo blindado com canhão de longo alcance, pelo Exército brasileiro.

Em abril, o Exército Brasileiro anunciou o grupo israelense Elbit Systems como vencedor da licitação pela compra dos blindados. Além da KNDS, empresas da China e da Eslováquia participaram. Pressão política realizada pelo governo Lula, crítico de Israel, causou a demora para a realização do negócio.

O TCU, entretanto, entendeu que não houve irregularidades no processo vencido pela Elbit Systems e autorizou o fechamento do o acordo avaliado em R$ 1 bilhão, que inclui compra de equipamentos, manutenção, fiscalização e treinamento de pessoal. A partir da assinatura do contrato, o Exército receberá 2 veículos para um período de testes. Após a aprovação, um novo contrato será assinado para o fornecimento dos outros 34 sistemas, a serem entregues em até 10 anos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp