Política

Travando guerra com agentes de saúde, Bruno Reis opina sobre piso de enfermeiros

Dinaldo Silva/BNews
STF suspendeu a lei que criou o piso nacional dos enfermeiros  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 08/09/2022, às 11h43 - Atualizado às 11h43   Redação BNews com informações do repórter Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil), que vive em pé de guerra com os profissionais de saúde de Salvador, comentou na manhã desta quinta-feira (8) a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso, que suspendeu a lei que criou o piso nacional de enfermagem.

"Aqui, a gente já paga, com as gratificações, o salário acima do piso. Os salários e as gratificações dos enfermeiros de Salvador colocam a gente como uma das melhores remunerações do Brasil, não há preocupação nossa em relação ao piso. O que é preciso ter consciência é que não é possível ter o piso e as gratificações com base no novo piso, aí esses salários são impagáveis", disse Reis ao BNews, durante entrega de obras da primeira etapa do Novo Mané Dendê, no Subúrbio da capital baiana.

Com os agentes comunitários de saúde e endemias, Bruno Reis vive dias difíceis, já que a categoria, segundo o gestor, pressiona a prefeitura a aumentar 242% do salário dos profissionais que, hoje, recebem de R$ 1,9 mil. A proposta foi derrubada pela Câmara de Vereadores de Salvador (CMS). A gestão municipal, por sua vez, apresentou um projeto com um aumento de 74%.

Comumente, os agentes vão aos eventos da prefeitura para protestar e vencer o gestor pelo cansaço. Em um desses episódios, Bruno Reis perdeu a paciência ao ser interrompido enquanto discursava para seus apoiadores e imprensa.

No mesmo evento em que opinou sobre o piso nacional de enfermagem, o prefeito disse que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), é um "mentiroso". Ele negou que tenha fechado qualquer acordo sobre o transporte público.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp