Política

Tronox é nociva para a população de Camaçari, afirma Tagner Cerqueira

Atualmente, a Tronox está envolvida em denúncias de contaminação do ar - Divulgação | PT Bahia
Bnews - Divulgação Atualmente, a Tronox está envolvida em denúncias de contaminação do ar - Divulgação | PT Bahia
Alex Torres e Daniela Pereira

por Alex Torres e Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 17/12/2023, às 12h07 - Atualizado às 12h37


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos principais problemas da cidade de Camaçari, atualmente, está nos prejuízos ambientais causados pela fábrica da Tronox, empresa de pigmentos instalada no litoral da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Vereador do município, Tagner Cerqueira (PT) destacou o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Camaçari, como uma solução para o problema causado pela indústria, mas que não foi resolvido. 

"Camaçari vive um grande problema na questão ambiental. Essa semana foi aprovada na Câmara o PDDU, que era para organizar a nossa cidade. A Tronox ocupa uma área que tem prejudicado a população de Areias, uma fábrica nociva à comunidade. O plano poderia apontar a saída dela", pontuou o edil. 

Atualmente, a Tronox está envolvida em denúncias de contaminação do ar e do subsolo com metais pesados e sob a mira do Ministério Público (MP) pelo possível descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2012.

"Por mais que gere emprego, ela traz outros problemas na parte de saúde. Casos comprovados de câncer em Areias. O município não se preocupa, mas eu acredito nas movimentações que tem sido feitas", completou Tagner.

As constantes denuncias fizeram com que a empresa registrasse resultados expressivamente negativos financeiramente. Nos últimos três meses, as ações da indústria tiveram uma queda superior a 23%.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp