Política

TSE marca julgamento contra Jair Bolsonaro; saiba data

Isac Nóbrega / PR
Jair Bolsonaro é acusado de abuso do poder político  |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega / PR

Publicado em 16/10/2023, às 15h26   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcou para o dia 24 de outubro o terceiro julgamento contra Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente é acusado de abuso do poder político por ter usado eventos oficiais do Sete de Setembro do ano passado para divulgar a candidatura à reeleição.

O Ministério Público Eleitoral se manifestou, no domingo (15), no processo pela condenação de Bolsonaro à pena de inelegibilidade. Em junho, o ex-presidente foi condenado à mesma punição e não pode se candidatar até 2030. Eventual nova condenação resultaria na mesma pena, pelo mesmo período.

No último dia 10, o TSE começou a julgar Bolsonaro em outros processos. O ex-presidente é acusado de realizar lives no Palácio da Alvorada e entrevistas coletivas no Palácio do Planalto para divulgar sua candidatura no ano passado.

De acordo com o UOL, o tribunal está em corrida para julgar o maior número possível de ações contra Bolsonaro até o início de novembro, quando o relator dos processos, ministro Benedito Gonçalves, deixa o tribunal. A expectativa é que, com o novo relator, o ministro Raul Araújo, as ações passem a tramitar de forma mais lenta.

O julgamento iniciado no dia 10 deve ser concluído na sessão desta terça-feira (17). O julgamento programado para ter início no dia 24 tem três sessões reservadas. Além do primeiro dia, os ministros terão os dias 26 e 31 para concluir a votação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp