Política

Vereador desiste de pedir verba pública para associação liderada por assessora presa

Reprodução / Redes Sociais
Marcelo Maia teve sua assessora presa durante operação da Polícia Civil contra o crime organizado  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Edvaldo Sales e Lula Bonfim

por Edvaldo Sales e Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 19/10/2023, às 20h21


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Marcelo Maia (PMN) solicitou, nesta quinta-feira (19), a desconsideração de um pedido que ele próprio havia feito para destinar verbas públicas de Salvador para a Associação Cultural e Recreativa da Comunidade Caminho de Dentro (ACRCCD), do bairro do Engenho Velho de Brotas.

A ACRCCD é dirigida por uma de suas assessoras parlamentares, Fabiana Dias, que foi presa na última terça-feira (17) por supostamente integrar uma facção criminosa, com envolvimento em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Maia havia protocolado na Câmara Municipal de Salvador uma emenda ao projeto de lei nº 252/2023, solicitando a inclusão da ACRCCD e uma outra associação na lista de entidades privadas sem fins lucrativos que receberiam recursos do orçamento municipal.

Entretanto, de acordo com uma nota encaminhada pela assessoria do vereador ao BNews, o caso da prisão de Fabiana Dias acabou motivando um pedido de desconsideração da emenda.

“Diante do cenário atual, que envolve a líder comunitária e presidente da Associação Cultural e Recreativa da Comunidade Caminho de Dentro (ACRCCD), um pedido de desconsideração da emenda ao PLE 252/2023 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara Municipal de Salvador (CMS), pelo vereador Marcelo Maia”, diz a nota do vereador.

A assessoria de Maia ainda esclareceu que, como o projeto ainda tramita nas comissões da Câmara, nenhuma das associações civis listadas no projeto de lei recebeu recursos públicos, seja ele financeiro ou material, oriundo da prefeitura de Salvador.

“Ao indicar as associações citadas, o vereador Marcelo Maia possuía apenas a intenção de gerar benefícios sociais que promovam atividades que fomentam a educação, cultura, saúde, lazer, ciência e tecnologia para a população local”, explicou o edil.

Entenda o contexto

Na última terça, a assessora parlamentar Fabiana Dias, chefe de gabinete do vereador Marcelo Maia, foi alvo da 5ª fase Operação Noise, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, em parceria com a Polícia Federal, em combate ao crime organizado no estado.

Formada em Educação Física e professora de Pilates, Fabiana é líder comunitária no Engenho Velho de Brotas — dirigente da ACRCCD — e companheira de um dos líderes da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM), Carlos Ricardo Sampaio Rosário, mais conhecido como Ricardo Cabeção.

Fabiana está sendo acusada de, junto com o companheiro, integrar o BDM, participando de esquemas de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Polícia Civil, porém, até o momento, não há qualquer indício de envolvimento do vereador Marcelo Maia, fato que é reforçado pela nota encaminhada por sua assessoria.

“Na oportunidade, o edil ressalta sua integridade e sério compromisso com suas atividades parlamentares; colocando-se ainda à disposição para colaborar com as investigações e com quaisquer outros esclarecimentos necessários”, finaliza a nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp