Política

Vereador sugere comemorar 50 anos do Parque de Pituaçu e 30 do Abaeté com reformas; entenda

André Fofano Gama/ME/Portal da Copa
Veredor protocolou dois projetos na Câmara de Salvador solicitando uma reforma completa nos espaços  |   Bnews - Divulgação André Fofano Gama/ME/Portal da Copa

Publicado em 04/09/2023, às 13h57 - Atualizado às 14h13   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador André Fraga (PV) protocolou dois projetos na Câmara de Salvador solicitando uma reforma completa nos espaços do Parque Metropolitano de Pituaçu, que completa 50 anos de existência, e no Parque Metropolitano do Abaeté, que completou 30.

Para o vereador, os dois espaços públicos estão em condições que precisam de melhorias.

“Frequentemente, recebemos denúncias de poluição na lagoa, insegurança e falta de estrutura nos parques. Esse é um cenário que precisa mudar”, disse o parlamentar, que é presidente da Comissão de Emergência Climática e Inovação da Câmara de Salvador.

Com uma área superior a 400 hectares, o Parque de Pituaçu foi criado por Decreto Estadual nº 23.666 de 4 de setembro de 1973. O surgimento desse espaço ocorreu na mesma época em que estava sendo construído o Centro Administrativo da Bahia (CAB) e havia uma preocupação com a preservação da paisagem e dos atrativos ambientais. 

“O decreto dizia, há 50 anos, que a criação do parque considerava a necessidade de criação de novas áreas verdes na Região Metropolitana (RMS) e que o desenvolvimento turístico exigia a conservação e valorização desses espaços. O tempo passou, o mundo evoluiu e hoje nós sabemos ainda mais sobre a importância da preservação ambiental. O Parque de Pituaçu é um espaço de resistência e que precisa ser valorizado”, afirmou Fraga. 

Já o Parque Metropolitano do Abaeté tem uma área de 225 hectares e foi entregue à população no dia 3 de setembro de 1993.

“É um parque que sofre com os mesmos problemas, em especial segurança e infraestrutura. Antes, a lagoa do Abaeté era ponto obrigatório para qualquer turista que vinha à Bahia. Hoje, o espaço está praticamente abandonado”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp