Política

Vereadores de Ipirá são cassados por fraude; saiba detalhes

Reprodução/Tudo News
Vereadores de Ipirá são cassados por fraude em dados de candidaturas, após decisão do TSE  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Tudo News

Publicado em 24/08/2022, às 09h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelou a prática de fraude na cota de gênero nas eleições para o cargo de vereador no município de Ipirá (BA), em 2020. Diante do escândalo, por unanimidade, os ministros decidiram por cassar os registros e diplomas dos candidatos, após recurso do Partido dos Trabalhadores (PT).

Com a decisão, divulgada ontem (23), foi declarada a inelegibilidade de Ivete Francisca da Silva Matos (PP) e Fabrícia dos Santos Dunda (PSB), candidatas lançadas pelas siglas com o intuito de simular o cumprimento do percentual mínimo de 30% para cada gênero. A decisão será cumprida de forma imediata, divulgou o TSE.

Ao proferir o voto, o presidente da Corte Eleitoral e relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, explicou que, além de não promoverem as próprias candidaturas, Ivete e Fabrícia ainda teriam se engajado na campanha de Rafael Teixeira, presidente do Partido Progressistas na localidade, que também participou da disputa.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp