Política
Um vídeo criado com inteligência artificial (IA) no qual Jair Bolsonaro (PL) declara apoio à candidatura presidencial do filho, Flávio Bolsonaro (PL/RJ), pode ter desrespeitado a legislação eleitoral. A avaliação é do advogado e jornalista Fernando Boscardín, radicado nos Estados Unidos, que analisou a peça exibida durante a convenção nacional do PL. As informações são do Diário do Centro do Mundo.
“Isso aqui é absolutamente ilegal”, afirmou Boscardín. Segundo ele, a divulgação do material pode ser enquadrada como abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, com possíveis consequências para o registro da candidatura de Flávio. Na gravação, a imagem e a voz do ex-presidente foram recriadas digitalmente, embora houvesse um aviso informando que o conteúdo era uma simulação produzida por inteligência artificial.
No vídeo, Bolsonaro classifica a própria prisão como injusta e apresenta o filho como seu sucessor político, afirmando que “o Brasil tem futuro e o futuro é Flávio Bolsonaro presidente”. Boscardín sustenta que a peça contraria o artigo 9º-C da Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proíbe o uso de conteúdo sintético em áudio ou vídeo para favorecer ou prejudicar candidaturas, mesmo quando há autorização da pessoa retratada.
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade JBL
Despencou o preço
Smartwatch top
Notebook Poderoso
Imperdível