Política

Vizinha de Doria é condenada a pedir desculpas ao ex-governador por fake news

Valter Campanato/Agência Brasil
Empresária gravou e divulgou um vídeo afirmando que um dos filhos de Doria estava promovendo uma festa em plena pandemia  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 02/05/2022, às 19h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Vizinha do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a empresária Alessandra Batha Maluf, teve a condenação mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para pagar uma indenização de R$ 50 mil ao tucano e publicar um pedido de desculpas na imprensa por ter gravado um vídeo afirmando que um dos filhos de Doria estava promovendo uma festa em plena pandemia.

"Muito bem, parabéns, ele [Doria] fecha o país, mas o filho tá dando uma festa, do lado da casa dele, a vida continua pra ele", dizia a empresária na gravação.

Leia também:

O vídeo viralizou na internet, mas a informação não era verdadeira. Não havia festa alguma na casa do ex-governador.

Relator do processo contra a empresária, o desembargador José Carlos Costa Netto, ressaltou na decisão que Alessandra causou transtornos políticos e abalos ao então governador sem ter nenhuma confirmação sobre o que divulgou. O filho de Doria, inclusive, estava em Paraibuna, no interior do Estado. 

A defesa de Alessandra apresentou à Justiça que ela disse que ela gravou realmente o vídeo, mas que não o propagou na internet. 

"[Alessandra] não criou nenhum fato, apenas reportou que estava ocorrendo uma festa em plena pandemia", afirmou. "Ela jamais teve a pretensão de atingir a honra e a reputação do governador, mormente porque a festa ocorreu e a residência era atribuída a ele." 

No entanto, segundo o UOL, o desembargador destacou que um laudo pericial comprovou que a empresária enviou o vídeo para grupos de WhatsApp com a descrição "Festa no Doria", referindo-se ao local que "ela supunha estar sendo habitado pelo filho do governador".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp