Coronavírus

"É um atitude incompreensível", diz Fábio Vilas-Boas sobre reitor da Ufba que barrou na Justiça funcionamento de leitos de UTI

Dinaldo Silva/Bnews
Prefeitura foi impedida de colocar em funcionamento 20 leitos de UTI no Hospital Salvador   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/Bnews

Publicado em 06/07/2020, às 08h06   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, criticou, mais uma vez, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, por barrar judicialmente a prefeitura de abrir 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Hospital Salvador, no bairro da Federação. A prefeitura foi impedida por uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF).

"É um atitude incompreensível, lamentável essa insensibilidade do reitor em adotar medida e se dispor a brigar judicialmente para impedir que a prefeitura ofereça os leitos para a população. O governo do estado, inclusive, já recomendou a maternidade Climério a mudar o perfil e atender apenas grávidas com covid-19 (...) É lamentável ver a Ufba trabalhando contra o interesse e a saúde pública da Bahia", comentou o secretário durante entrevista à TV Bahia, na manhã desta segunda (6).

Entenda o caso

O reitor ingressou na Justiça para impedir que pacientes diagnosticados com Covid-19 fossem encaminhados pela gestão municipal para o Hospital Salvador. A instituição alegou na Justiça que alugou um dos andares da unidade de saúde para o funcionamento da maternidade Climério de Oliveira. A Ufba argumentou que o fluxo de pacientes contaminados no espaço poderia afetar mães e bebês.

A prefeitura já havia motando 10 leitos de UTI no hospital antes da decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) impedir o funcionamento. O prefeito ACM comentou sobre o assunto na semana passada após saber da decisão judicial. "Postura inaceitável por parte do reitor da Ufba, que eu espero que seja revista na Justiça”, disse Neto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp