Coronavírus

Indígena e de Euclides da Cunha: conheça a primeira baiana a ser imunizada contra a Covid-19

Reprodução/GovSP
Vanuzia Costa Santos, 50, foi a segunda brasileira a receber a vacina  |   Bnews - Divulgação Reprodução/GovSP

Publicado em 17/01/2021, às 21h07   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Primeira indígena e a segunda brasileira a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, é da cidade de Euclides da Cunha, norte do estado da Bahia. Vanuzia Costa Santos, 50, da aldeia Massacará, é técnica de enfermagem e assistente social. Ela é moradora da aldeia multiétnica Filhos Dessa Terra, que fica na cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo.

Vanuzia deixou a Bahia em 1988 para trabalhar e se aprimorar na carreira profissional. Após ser imunizada, ela declarou ser uma defensora da ciência e lembrou o drama vivido em maio do ano passado após contrair a doença.

“Fiquei muito feliz de participar deste momento. Sou defensora da vida, de outras vacinas, da prevenção e da saúde. Devemos valorizar a educação, a ciência, e isso pode ser conciliado mantendo uma crença, com as rezas e a medicina tradicional do meu povo”.

“Não fui para o hospital porque ajudava a cuidar de outras seis pessoas, precisava ter força para dar uma palavra de conforto e cuidar deles sem me abater. Tinha um oxímetro [equipamento que mede a saturação de oxigênio na corrente sanguínea], mas não media minha respiração para não me apavorar. Fiz o teste em 15 de junho e já estava curada.”, completou em entrevista à assessoria de comunicação do Governo do Estado de São Paulo.

A indígena concluiu a graduação em Assistência Social com bolsa integral pela PUC-SP no ano passado, com aulas à distância. “O sinal era horrível na aldeia, corria com guarda-chuva para baixo de uma árvore. Fiz meu TCC inteiro pelo celular”, contou. Agora, ela pretende fazer residência em Saúde Mental para continuar a contribuir com seu povo e manter viva a herança dos ancestrais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp