Educação

Cortes de 93% na educação básica atrasa em 15 anos alfabetização no Brasil

Arquivo Bnews
Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que em 2019 a taxa de crianças fora das escolas era de 1,39%,e  em 2020, esse número chegou a 5,5%  |   Bnews - Divulgação Arquivo Bnews

Publicado em 21/10/2021, às 18h30   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a pandemia da Covid-19, o Brasil retrocedeu 15 anos na alfabetização de crianças. O levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que em 2019 a taxa de crianças fora das escolas era de 1,39%, já  em 2020, atingiu 5,5%. O estudo mostra, ainda, que as restrições impostas pelo coronavírus foram preponderantes para a evasão escolar. A  redução de 93,5% em investimentos na educação também foi um fator decisivo. As informações são da CNN. 

Segundo o economista e pesquisador da FGV, Marcelo Neri, “o fato é que essa é uma idade (dos cinco aos nove anos) decisiva em termos de educação, e a gente andou 15 anos para trás. Sem falar no tempo de escola. Essa deterioração foi maior nos segmentos mais pobres. Na região Norte do país, a queda foi muito maior do que no Sul e Sudeste”, afirma.

Leia também

Vídeo: Passageiros ficam "ilhados" dentro de ônibus em alagamento próximo à Fonte Nova

Passageiro passa mal em voo da Latam e senador Otto Alencar faz atendimento médico

Apoiadores de Eduardo Leite acusam PSDB-SP de fraude nas prévias


De acordo com a Fundação Nacional de Prefeitos (FNP), de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020, os gastos essenciais para a recuperação do patamar educacional sofreram impacto na maioria das cidades do Brasil.  Segundo a FNP, 2.370 dos 2.912 municípios registrados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) não aplicaram a obrigação constitucional de destinar 25% da receita em impostos para a educação.

Leia mais

Desapropriação de área próxima ao Palácio Rio Branco causa polêmica na Câmara Municipal

STF determina prisão do blogueiro Allan do Santos

Sérgio Camargo ignora decisão da Justiça e volta a fazer postagens intimidatórias

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp