Geral

Churrascaria, restaurantes e hotel são multados em Salvador

Publicado em 17/11/2011, às 16h41   Alessandro Isabel


FacebookTwitterWhatsApp

Mais quatro estabelecimentos que comercializam alimentos foram notificados durante fiscalizações da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), realizada na quarta (16) e nesta quinta-feira (17) em Salvador. Segundo o Coordenador do Codecon, Rubem Carneiro Filho, os restaurantes Odoyá, no Pelourinho e Ercolano, no Itaigara, Hotel Fiesta, também no Itaigara, e a churrascaria Rodeio Fast (Fotos), no Retiro, foram autuados.

No Restaurante Odoyá, um dos mais badalados e bem frequentados do Centro Histórico, os agentes de fiscalização encontraram alimentos sem a data de validade. A mesma infração foi identificada no Ercolano, que está localizado em bairro de classe média alta. No Hotel Fiesta, que recebe chefes de estado e hospeda artistas que visitam Salvador, os técnicos encontraram alimentos com data de validade vencida. “Todos os estabelecimentos foram autuados e multados como prevê a lei municipal”, disse Rubem Carneiro Filho.

Situação considerada precária foi identificada na manhã desta quinta-feira (17) na Churrascaria Rodeio Fast. No estabelecimento os agentes identificaram uma serie de irregularidades, e deixou o coordenador e a equipe da Codecon assustados. “Essa com absoluta certeza foi a pior cozinha que já visitamos desde o início de nossa vistoria”, afirma Rubem Carneiro.

No local os agentes identificaram mal acondicionamento de alimentos, falta de higiene e de refrigeração no local onde as carnes são cortadas, além da placa que indica a proibição de fumo está fora dos padrões indicadas pela lei municipal. “A situação está péssima. A cozinha está suja, faltando manutenção em todos os setores, principalmente onde a carne está acondicionada”, pontuou.

Ainda segundo Rubem Carneiro o estabelecimento, assim como todos que foram autuados, terá que pagar uma multa de R$ 9 mil. “Caso não ocorra o pagamento, todos eles entrarão na divida ativa da prefeitura”. E continua informando que após a quinta infração o estabelecimento tem a alvará de funcionamento cassado.

Do dia 08 de novembro – data de início das fiscalizações - até está quinta-feira, 36 estabelecimentos foram vistoriados pela Codecon, sendo que 22 foram autuados e terão que pagar a multa.

Em nota oficial divulgada, no último dia 10 de novembro, a Codecon informou que tinha autuado restaurantes de luxo e hotéis por irregularidades encontradas na comercialização de alimentos. Segundo a Codecon, foram encontrados produtos com data de validade vencida nos restaurantes Soho, Oui, ambos na Bahia Marina (Avenida Contorno) e nos hotéis Othon e Pestana. Segundo o órgão, os alimentos estavam disponíveis para serem servidos aos clientes.

CONFIRA MAIS IMAGENS NA GALERIA

O restaurante Lafayette e o Hotel Pestana também foram autuados pelo mau acondicionamento dos alimentos. O Botequim Café, localizado no Ondina Apart Hotel, foi outro estabelecimento onde fiscais identificaram problemas: os alimentos não possuíam etiquetas com data de validade. Todos os produtos que apresentaram irregularidades foram descartados pela Codecon.

Nota publicada às 12h30

Foto: Gilberto Júnior // Bocão News

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp