Política

Via Bahia culpa ANTT e processos do Governo Federal pela falta de investimento nas BRs que administra

Divulgação
A empresa é responsável pelo trecho de 680 quilômetros das rodovias BR-116/BA, BR-324/BA, BA-526 e BA-528  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/10/2020, às 11h19   Raul Aguilar


FacebookTwitterWhatsApp

A concessionária Via Bahia evitou rebater as declarações do  ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que, em visita trechos da  BR-116/BA e BR-101/BA, disse que a empresa de pedágio arrecadou “90% dos recursos previstos no plano de negócio” e “execução de apenas 30% das obras” acordadas.

A empresa de pedágio culpou o “impasse protagonizado pelo Poder Público”, que culminou em “diversas ações judiciais e a instalação de um tribunal arbitral”, pela não realização de “investimentos que podem chegar a R$ 7 bilhões”.

“A VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A. não entra, nem nunca entrará em questões e visões políticas nas suas posições e na análise dos fatos. Nossa análise será sempre técnica e objetiva em função das obrigações contratuais assumidas por cada uma das partes”, afirmou a concessionária de pedágio, em nota, ao BNews.

A empresa de pedágio acusa a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de não promover a revisão contratual prevista para cada cinco anos de concessão, onde é considerando os impactos decorrentes do cenário econômico para, entre outras coisas, realizar a revisão tarifária e eventuais compensações por parte do poder público.

“A ANTT ignorou as revisões quinquenais de 2014 e 2019 e impôs severas restrições à concessionária. Como mencionado pelo próprio ministro, há uma divergência entre os valores apontados pela VIABAHIA e pelo governo federal. Mais de R$ 3 bilhões deveriam ter sido ajustados nos reequilíbrios não cumpridos pela agência reguladora”, destacou a Via Bahia na nota enviada ao BNews.

O ministro da Infraestrutura acusa a via Bahia de deixar de “executar 441 quilômetros de duplicação”, além de não realizar “mais de 750 milhões de reais de investimentos”.

Impasse

A empresa responsável pelo trecho de 680 quilômetros das rodovias BR-116/BA, BR-324/BA, BA-526 e BA-528, revela que tentará na próxima semana solucionar o impasse com a ANTT para a revisão quinquenal do contrato de concessão.

“A companhia apresentará ainda este mês a proposta de um plano de recuperação de confiança entre ambas as partes. Caso o governo federal aprove a iniciativa e um acordo seja alcançado, a concessionária se dispõe a iniciar uma série de investimentos de valor superior a R$ 600 milhões”, ressaltou, em nota, a Via Bahia.

Leia mais em:

Na Bahia, ministro de Infraestrutura entrega duplicação da BR 116 e agradece a bancada baiana

Na Bahia, ministro de Infraestrutura entrega duplicação da BR 116 e agradece a bancada baiana.

Após diversas queixas, ministro recomenda que contrato com a Via Bahia seja rompido de forma amigável ou ‘caduque’

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp