Salvador

Unidade de Saúde da Família é inaugurada no bairro de Plataforma

Divulgação / Prefeitura de Salvador
USF tem capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Prefeitura de Salvador

Publicado em 14/09/2018, às 06h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro de Plataforma foi inaugurada pela Prefeitura de Salvador, nesta quinta-feira (13). A cerimônia de entrega da estrutura de saúde contou com as presenças do prefeito ACM Neto e da subsecretária de Saúde, Lucimar Rocha, demais autoridades e população.

“Esta unidade vai ampliar ainda mais a assistência básica de saúde do Subúrbio. Em 2013, a atenção básica de saúde na região tinha cobertura de cerca de 30%. O ano de 2018 será encerrado com 80% de cobertura nessa área, ou seja, quase foi triplicado esse número. Esse posto vai funcionar com equipe completa de médicos, odontólogos, auxiliares e agentes comunitários”, pontuou o prefeito.

Para dar continuidade à expansão do programa Saúde da Família em Salvador, a Prefeitura mantém o processo de recrutamento de profissionais, seja por convocação de concursados ou através de contratos pelo Reda. “Com isso, pretendemos fechar o ano com mais de 50% de cobertura da atenção básica em toda a cidade”, completou ACM Neto.

Estrutura – A USF Plataforma tem capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia. Gradativamente, a estrutura contará com 27 profissionais distribuídos em quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro de Saúde Bucal. A unidade vai prestar assistência, prioritariamente, a 14 mil pessoas de todas as idades, residentes no bairro e adjacências.

São ofertados serviços de atenção integral, considerando as áreas prioritárias da Atenção Primária à Saúde, nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Além disso, a unidade de saúde também disponibiliza serviços de curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consultas para outras especialidades e exames ofertados no Distrito Sanitário, dispensação de medicamentos básicos e confecção da segunda via do Cartão SUS.

Avanços – De acordo com a subsecretária Lucimar Rocha, a cobertura da Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário era de 33%. Atualmente é de 65,2%, o que representa um incremento de aproximadamente 103,5% na cobertura de Atenção Primária à Saúde do Distrito Sanitário. Com a USF Plataforma, a cobertura alcançará 67,2% da população na região.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp