Salvador

Turistas explicam por que zombaram de baiana no Pelourinho

Montagem BNews
Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 15/11/2021, às 18h56   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Os dois turistas que gravaram um vídeo neste sábado (15), no Centro Histórico de Salvador, chamando uma trabalhadora baiana de "preguiçosa" esclareceram o motivo pelo qual filmaram e compartilharam a imagem da mulher que estava sentada no Largo do Pelourinho. No vídeo, postado no Instagram, os dois zombam da baiana e um deles fala: “tem cara de macumbeira”. 

O nutricionista Ludvick Rego pede desculpa por ter filmado e compartilhado a mulher, e diz que, na verdade, ele e o amigo estavam fazendo uma crítica ao fato da baiana estar cobrando para benzer os turistas que ali passavam. Ludvick diz ainda que faz parte de um religião de matriz africana e que sabe que esse tipo de ritual não pode ser feito em ambiente diferente do habitual, como os terreiros, tampouco cobrado. 

Leia também:

“Queremos pedir desculpas ao povo da Bahia, ao povo do Pelourinho e do axé. Em momento algum a gente quis ofender a cultura, inclusive faço parte do axé. Nós estávamos brincando com uma pessoa que vende axé. Axé não se vende, quem realmente é da religião sabe que axé não se vende”, diz o turista. “Foi uma brincadeira entre amigos que a gente postou, uma infelicidade, mas em momento algum a gente quis denegrir a imagem da Bahia [...]", continua.

O nutricionista afirma que a mulher filmada não é uma baiana de acarajé, e que ela insistiu para benzer as suas guias, mesmo a contragosto. “Estava me perturbando para querer benzer minhas guias. Quem é do axé sabe que as guias não são benzidas no meio da rua, cheio de eguns e espíritos obsessores”, completa.

Em entrevista a uma TV local, na manhã desta terça (16), a mulher confirmou que é uma baiana de acarajé e que está há mais de 10 anos no Pelourinho com o tabuleiro de quitutes. Ela também negou que tenha procurado os turistas para benzê-los. "Não fui até ele, eu nem sei quem é ele, eu vi depois que ficou rolando nas redes sociais e na internet”, explicou Eliane à TV Bahia. 

Matérias relacionadas:

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp