Eventos / Réveillon

Desejos para 2020: menos violência e mais emprego são unânimes entre o público do Festival Virada Salvador

Roberto Viana // BNews
Milhares de pessoas se reúnem nesta terça-feira (31) para celebrar o réveillon na Arena Daniela Mercury    |   Bnews - Divulgação Roberto Viana // BNews

Publicado em 31/12/2019, às 19h45   Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Considerado por muitos um ano negativo devido à tragédias coletivas, ambientais e sociais, o desejo é sempre de melhora e que o 2019 acabe entre os brasileiros. Em 2020, o público do Festival Virada Salvador respondeu o que espera de forma unânime: menos violência e mais empregos.

De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil encerrou este ano em 11,2%. Já a violência reduziu nos nove meses de 2019 em 22%, no entanto, a sensação de insegurança permanece, de acordo com o Atlas da Violência. 

Embora haja redução no desemprego, para Maria do Socorro, 53 anos, a falta de trabalho foi muito grande. “Eu espero que seja melhor para todos, é muito triste não ter dinheiro para levar o pão de cada dia para casa. Muita gente desesperada”. Ela confessou ao BNews que não tem tradições para virar o ano, mas aposta na oração. “Só quero Deus comigo e com todos ao meu redor”. 

Primeira vez no Festival Virada, Vera Lis, 54 anos, espera um novo ano com menos violência. “Não moro aqui, fico no interior e o ritmo é outro, inclusive, para violências, mas aqui em Salvador sempre vejo as notícias e fico receosa de vir, embora adore a cidade”. 

Curtindo o evento em família, Nei Silva, 64 anos, afirmou que foi um ano negativo para todo mundo com o desemprego. “Está cada dia mais difícil a economia e sem emprego, tudo piora. Espero que próximo ano possamos recuperar a auto estima que 2019 levou, foi muito sofrido”. Maiara Silva, filha de Nei, quer mais paz. “Precisamos de segurança para andar nas ruas, para não ser assaltado. Cada dia isso é mais ‘comum’ e não dá”. Ao contrário do pai, ela tem superstição. “Uso sempre branco, não pode faltar”. 

Tirando a paz e o amor, tudo é possível se correr atrás, afirmou Tainá Lima, 24 anos. “Violência no mundo está demais, quero paz na minha vida e na de todos”. Na virada do ano, ela sempre faz uma oração para agradecer. Acompanhada do namorado, Valdinei Reis, 33 anos, ele disse que “amor a gente já tem”. “Para 2020, precisamos sair de casa e ter a tranquilidade que poderemos voltar, a violência ceifa vidas, as pessoas necessitam pensar melhor no que fazem”. 

Embora o ano não tenha sido dos melhores, para Kauane Silva, 15 anos, ela acredito que “devemos ser gratos em 2020”. “Quero paz para todos e dinheiro que é importante. O ano que vai passar foi difícil para todos, mas ainda assim devemos ser gratos”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp