Salvador

Secult lança websérie na internet para comemorar Dia da Baiana do Acarajé

Roberto Viana/BNews
Estreia acontece nesta segunda-feira, quando a data é comemorada  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 23/11/2019, às 23h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal de Cultura de Salvador (Secult) lança, nesta segunda-feira (25), uma websérie em homenagem às baianas de acarajé, para comemorar a data da categoria. Serão três episódios exibidos no YouTube, nas redes sociais e no site Visit Salvador da Bahia, sendo a produção uma parceria da pasta com a Usina Digital.

Os vídeos fazem uma imersão pela história, costumes, indumentária, religião e símbolos atrelados às baianas, que são consideradas patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O primeiro episódio da websérie contará a “História do Acarajé”, o segundo apresentará ao público o “Tabuleiro da Baiana” e o terceiro descreverá a “Indumentária e Religiosidade em Torno da Baiana”.

Segundo o secretário da Secult, Claudio Tinoco, as baianas de acarajé são um patrimônio de Salvador. “Além de representarem as fortes mulheres que temos, elas são símbolo da cultura e da ancestralidade baiana. Quando o turista vê a baiana de acarajé, ele automaticamente já lembra de Salvador”, assinalou o gestor.

De acordo a Associação das Baianas de Acarajé (ABAM), Salvador tem 3,5 mil baianas e baianos espalhados por toda a cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp