Salvador

Donos de lotéricas protestam em ato do Dois de Julho: “Protocolo está demorando demais” 

Dinaldo Silva/ BNews
Prefeito e governador Rui prometeram apresentar protocolos de retorno às atividades comerciais  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 02/07/2020, às 10h54   Nilson Marinho e Aline Reis


FacebookTwitterWhatsApp

Há quase quatro mês com o comércio fechado por conta da pandemia do coronavírus, os donos de lotéricas de Salvador deram o tom de protesto no ato simbólico de Dois de Julho nesta quinta-feira (02), no Largo da Lapinha, em Salvador.

Em meio a presença do prefeito ACM Neto (DEM) e do governador Rui Costa (PT), os empresários do ramo fizeram coro para a reabertura do comércio. 

Ao BNews, Deusival Almeida, 65 anos, disse que a categoria está o limite: “Os comerciantes de modo geral estão há três meses parados, mesmo que algumas atividades estejam tendo abertura, o que a gente acha é que já passou da hora de ter uma abertura de forma organizada, só que esse protocolo da prefeitura e governo está demorando demais, a gente precisa trabalhar, pois temos empregados para pagar salário”, exaltou. 

Deusival é dono de uma lotérica que funcionava dentro de um centro comercial no bairro do Politeama. Por decreto, espaços com mais de 200 m² de área total devem permanecer fechados.

"Tenho funcionários comigo há cinco anos, não posso demitir, teremos que entrar em acordo. Tem o apoio do auxílio emergencial, é bem, mas não ajuda, precisamos voltar”. 

Manifestação

Na última semana, um grupo se manifestou na frente da residência do prefeito ACM Neto e acendeu o debate sobre a economia local, o chefe do executivo municipal tem sido bastante claro sobre não ceder a pressões do empresariado, embora entenda a angústia da categoria. 

A previsão de reabertura das atividades tinha previsão de acontecer esta semana, mas foi adiada e as novas datas, conforme apurou o BNews, para instaurar o protocolo de regularização do comércio é entre os dias 07 a 15 de julho. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp