Salvador

Mudanças na legislação de carga e descarga de caminhões elétricos são anunciadas pela Prefeitura

Getty Imagens
Apesar da inclusão do VUC-E no decreto, não houve mudanças significativas nas regras  |   Bnews - Divulgação Getty Imagens

Publicado em 04/11/2021, às 15h10   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Autoridades do mundo inteiro estão reunidas para discutir os principais pontos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que ocorre na Escócia. Umas das medidas é a estimulação do uso de energia limpa e redução das emissões de CO₂ na atmosfera.

No último  sábado (30), a Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município um novo decreto de carga e descarga, flexibilizando a legislação para que caminhões elétricos possam circular na cidade, em qualquer dia e horário. Os Veículos Urbanos de Carga Elétrica (Vuc-E), que não estavam previstos na primeira versão do decreto 23975/2013 – regulamentando a carga e descarga na cidade, foram acrescentados à nova versão do texto. Estes caminhões deverão possuir características específicas, como largura máxima de 2,5 metros e ter até 7,2 metros de comprimento, e seguir as mesmas regras já previstas para os Veículos Urbanos de Carga (VUC).

Apesar da inclusão do VUC-E no decreto, não houve mudanças significativas nas regras para circulação destes veículos, que serão fiscalizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Leia mais: 

Deolane Bezerra explica separação de famosos e subcelebridades em festa

Os Veículos Urbanos de Carga (VUC), que são os caminhões com largura de até 2,2 metros e até 6,5 metros de comprimento, permanecem liberados das restrições de circulação, podendo trafegar em qualquer dia e horário. Já as restrições para tratores e caminhões de grande porte, com até 6,5 metros de comprimento e 2,2 de altura, estão mantidas. Desta forma, a circulação destes veículos fica proibida, nos períodos entre 6h e 10h, de segunda a sábado; entre 17h e 20h, de segunda a sexta-feira; e entre 9h e 20h, aos sábados, domingos e feriados, nas Áreas de Restrição à Circulação (ARC). Essas áreas abrangem vias como as avenidas ACM, Mário Leal Ferreira (Bonocô), Barros Reis, San Martin, Luís Viana (Paralela), entre outras. Os veículos, flagrados circulando fora dos horários permitidos, poderão ser autuados conforme a legislação. 

Com relação a emissão de CO²  a Prefeitura incluiu dois ônibus elétricos integrados ao sistema convencional de transporte da cidade, para fase de testes. A ideia é que veículos do tipo sejam utilizados no sistema BRT, que deverá entrar em operação no início de 2022. E como mais uma medida vem empregando investimentos para estimular o uso de bicicletas, não apenas para prática esportiva, como também para meio de transporte. 

Leia também: 

Vídeo: Homem tenta se esconder em mercadinho após trocar tiros com a PM em Santa Cruz

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp