Salvador

BNews Summer: Confira 5 opções de praias para curtir o verão em Salvador

Paulo M. Azevedo/BNews
Em todas as praias é possível chegar de transporte público ou veículo particular  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 04/01/2024, às 05h50


FacebookTwitterWhatsApp

Sem dúvidas, praia pode ser considerado o programa ideal para o verão. Não dá para negar que a estação mais quente do ano é também o momento mais propício para um bom banho de mar, tomar sol, jogar altinha, fazer um tira-gosto e aproveitar todas as maravilhas que uma praia de respeito tem, sobretudo na capital baiana. Pensando nisso, o BNews preparou uma lista com cinco opções de praias para você curtir o verão em Salvador.

Confira:

1. Porto da Barra

Se você gosta de uma praia no estilo “piscininha”, essa é a ideal. Considerada uma das melhores praias de Salvador para quem deseja um mar tranquilo, a praia do Porto da Barra é uma das mais procuradas da cidade, tanto por turistas quanto por moradores. Localizada numa região central – bairro da Barra – a praia é de fácil acesso e forma, junto com a praia do Farol da Barra, a melhor dobradinha para um dia de sol capital baiana.

Em dias de céu limpo, as águas cristalinas que formam piscinas naturais que podem ser muito bem aproveitadas na maré baixa. A faixa de areia é pequena, mas suficiente para relaxar. Na ponta direita, é possível ver o forte Forte de São Diogo. Já na ponta esquerda, o destaque é o Forte de Santa Maria, dois cartões postais de Salvador.

2. Buracão

Um verdadeiro paraíso escondido. A praia de Buracão, localizada atrás da Rua Odilon Santos, no bairro da Boca do Rio, ao pé de um barranco e rodeada por prédios residenciais, é a praia ideal para quem não curte “muvuca”. Por outro lado, um fator que merece atenção no local é a forte correnteza. É uma praia onde o banhista precisa entrar com cautela.

No mais, é uma mão na roda para quem mora perto ou está hospedado no Rio Vermelho e já se cansou de piscina, ou está com preguiça de se deslocar até uma praia distante.

3. Stella Maris

Considerada uma das praias mais limpas de Salvador, Stella Maris é rodeada de condomínios, diversas casas de veraneio e hotéis. A praia é extensa, possui uma grande faixa de areia, e também é uma boa opção para quem deseja fugir dos tumultos centrais de Salvador. As ondas são fortes, mas por lá também se formam piscinas naturais, onde é possível tomar um banho mais tranquilo.

Com um visual paradisíaco, o local é cercado por um lindo coqueiral e vegetação nativa. Na areia branca e fofa, você irá encontrar barracas de praia que são bastante convidativas para quem está passeando com a família e os amigos.

4. Praia do MAM

Coladinha da Bahia Marina, no pé da Avenida Contorno, você vai encontrar a uma pequena enseada de águas calmas e cristalinas. Nada mais é do que a Praia do MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia), uma verdadeira sensação do momento. Ultimamente, a praia tem sido muito frequentada por moradores, turistas e principalmente jovens descolados.

Aliás, em que lugar, além de Salvador, você poderia achar uma praia dentro de um museu? O local funciona como ponto turístico e área de lazer e tem uma das mais belas vistas para a Baía de Todos-os-Santos. Apesar de a praia estar situada nas dependências do museu, trata-se de um terreno da Marinha, pertencente à União, cujo acesso é livre para todos.

Por outro lado, o acesso costuma estar fechado por causa das frequentes obras no local. Além disso, em razão da pequena extensão de terra, a prainha também é sujeita a lotação. A dica é para chegar lá é ir até a Praia da Gamboa e pegar um dos barquinhos que custam a partir de R$ 10, assim, além de garantir bons registros durante o percurso, você valoriza o comércio local.

5. Boa Viagem

Localizada na Cidade Baixa, a Praia da Boa Viagem garante uma vista panorâmica da costa. Com águas bem tranquilas, sem ondas, é diferente da maioria das praias de Salvador, pois apesar de estreita, tem barracas na areia, o que proporciona comodidade para curtir um dia inteiro de lazer na praia. O local também é bom para crianças, além de propício para a prática de esportes náuticos.

É lá que está o Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat, sede do Museu das Armas, e o Farol da Ponta do Humaitá, também conhecido como o Farol dos Namorados, onde é possível contemplar o pôr-do-sol considerado um dos mais bonitos da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp