Salvador

Carnaval de 2023: Salvador abre credenciamento de veículos de moradores

Divulgação/Transalvador
Os moradores da capital baiana podem fazer credenciamento para o Carnaval de 2023 até o final de novembro  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Transalvador

Publicado em 05/10/2022, às 09h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com a proximidade do Carnaval do ano que vem, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou o período de cadastro para que os moradores que moram nas zonas restritivas de circulação de automóveis recebam em casa as credenciais dos veículos. Para ter direito aos materiais de uso durante a maior festa de rua do mundo, a solicitação precisa ser pedida no site do órgão

A ação pode ser feita com um clique no ícone “Credenciamento Carnaval 2023”. No entanto, o prazo é restrito e vai até o dia 30 de novembro deste ano. Durante o credenciamento, os registros das placas de até dois veículos podem ser feitos no site, e o recebimento dos adesivos dos condutores será feito nas próprias residências.

Após o prazo final, quem não efetuar o cadastro, vai precisar retirar as credenciais nos postos de atendimento. O cidadão, dessa maneira, poderá realizar o cadastro nas placas no site, porém precisará ir nos balcões para buscar as credenciais.

Nos momentos de fiscalização, o sistema vai verificar de forma eletrônica se a placa registrada no adesivo é idêntica à do veículo. Por essa razão, a Transalvador já começou o envio de cartas a mais de 30 mil residências que estão presentes nas zonas de restrição comunicando sobre as mudanças no procedimento para receber os adesivos e informando o passo a passo para a realização do cadastro das placas. 

Etapa de cadastro 

O proprietário do imóvel ou também o inquilino vai precisar comunicar os números do IPTU, CPF/CNPJ e o endereço de e-mail. Dessa maneira, o número do CPF precisará ser o mesmo do portador do imóvel. Posteriormente, o sistema encaminhará para o e-mail informado um código de acesso.

Depois disso, ao entrar no sistema, o número do Renavam poderá ser informado, assim como a placa do veículo precisará ser cadastrada. Apesar disso, novas mudanças nas placas dos veículos vão poder ser informadas até o dia 30 de novembro. 

Zonas restritivas 

São cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos no Carnaval de 2023. Em resumo, essas regiões serão subdivididas em 12 subáreas. Para cada uma das 12 regiões, as credenciais são específicas.

Caso os veículos não possuam a liberação para circulação, ou os que acessarem outra subzona que não a de sua residência, vão ser autuados. Para quem transitar em local e horário não autorizado vai precisar pagar uma infração de caráter médio. O infrator pode receber 4 pontos na CNH, conforme a infração, prevista no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp