Salvador

Proteção superficial de encosta desliza no Ogunjá; veja imagens

Fotos: Leitor BNews
Codesal está com equipe no Ogunjá realizando vistorias; não há registro de vítimas  |   Bnews - Divulgação Fotos: Leitor BNews

Publicado em 17/04/2022, às 15h45 - Atualizado às 19h51   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Um paredão que fica acima de uma concessionária de veículos deslizou na avenida Vale do Ogunjá, em Salvador durante a manhã deste domingo (17) de Páscoa. Segundo a Defesa Civil, a área é particular e fizeram "uma camada para proteger" o local. Não há registro de feridos. A Codesal afirmou que não se trata de uma contenção de encosta e sim de uma proteção superficial.

Um leitor do BNews enviou imagens mostrando que o deslizamento atingiu alguns carros no pátio da concessionária.

Procurada, a Codesal disse que de acordo com o laudo, o deslizamento provocou o desabamento da proteção superficial, atingindo o imóvel do requerente, causando danos materiais. No instante da vistoria só estava presente o vigia, devendo ser emitida notificação aos responsáveis nesta segunda-feira. Foi indicada a realização de estabilização da encosta com o acompanhamento de profissional habilitado pelo CREA.

Por não haver vítimas ou pessoas soterradas, o Corpo de Bombeiros não foi acionado para atender à ocorrência. Confira mais imagens abaixo.

deslizamento ogunjádeslizamento ogunjá

deslizamento ogunjá

Devido as fortes chuvas que atingem a capital baiana desde a madrugada do último sábado (16), diversas pontos da cidade foram afetados neste domingo (17). 

Leia mais:

Até às 15h35 de hoje, a Codesal registrou um total de 44 ocorrências no telefone emergencial 199. Sendo elas, nove ameaças de deslizamentos, cinco delas na região do Subúrbio/Ilhas. As regiões de Centro/Brotas, Cajazeiras, Cidade Baixa e Liberdade completam a lista. Além disso, a Defesa Civil já registrou seis deslizamentos de terra: três no Subúrbio Ferroviário, um na Liberdade e o do Ogunjá, na região do Centro/Brotas.

O número de deslizamentos dobrou desde o último boletim publicado pelo BNews, com informações até as 11h.

Chuvas

Os próximos dias serão de mau tempo em Salvador. Isso porque, como já informado nesta semana pela Defesa Civil (Codesal) da cidade, um fenômeno atmosférico vindo da região Sudeste avança em direção à capital baiana, o que pode causar pancadas de chuvas do sábado (16) até quinta-feira (21).

O fenômeno atmosférico tende a avançar para o norte, devendo causar elevados volumes de chuva na Região do Recôncavo Baiano, incluindo Salvador, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

"As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação de encostas de declividades variadas com residências de alta vulnerabilidade estrutural próximas a taludes. Esta situação associada à precipitação acumulada e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas", alerta o Cemaden.

"Nossa orientação para as comunidades que estão em áreas de risco é que mantenham a calma e sigam os alertas da Defesa Civil, encaminhadas por SMS e pelas sirenes. Caso necessário deixem imediatamente suas casas, diriginado-se às unidades de acolhimentos previamente estabelecidas nos treinamentos dos simulados de evacuação de área", indica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Em consequência do mau tempo, há risco para alagamentos e deslizamentos de terra. O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) estará em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana.

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp