Salvador

“Dois vírus estão predominando”, diz infectologista sobre aumento de casos de síndrome respiratória em crianças

Divulgação
O infectologista também comentou sobre o aumento de casos de pessoas que estão pegando bronquite e pneumonia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/05/2022, às 20h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O infectologista Antônio Bandeira participou do BNews Agora, da Piatã FM, nesta quarta-feira (18). Durante a entrevista ele falou sobre a ocupação de leitos de UTI pediátrica em decorrência dos casos de síndromes respiratórias.

“As UTIs pediátricas sempre foram um problema, não é de hoje, sempre tivemos dificuldades exatamente em expandir. Nesse momento nós temos dois vírus que estão predominando com esses isolamentos que são feitos, um deles é o sincicial respiratório que dá muito em criança e faz uma laringite, as vezes uma laringotraqueite importante em criança, esse vírus acaba levando muitas crianças pequenas para as UTIs e o outro vírus que está predominando é o rinovírus, que é um vírus mais leve e causa resfriado comum, esses dois vírus corresponde a 90% dos vírus que estão sendo isolados e vão para o Laboratório Central”.

O médico também comentou sobre o aumento de casos de pessoas que estão pegando bronquite e pneumonia. “Quem pegou a Covid pode ter a Covid longa que dá inclusive sintomas respiratórios, pessoa cansada, com aspecto de corpo quebrado, falta de ar quando sobe uma escada, e se essa pessoa pegar por exemplo um outro vírus isso pode complicar e essa pessoa pode até ir pra uma UTI, é importante quem se recupera de uma Covid ter um acompanhamento médico, tem que ir pra um infectologista, alguém que tenha experiência pra poder manejar esse paciente”.

Segundo o infectologista, entre os principais sintomas das síndromes respiratória estão tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, e febre. O especialista ainda deu dicas sobre como se proteger.
“Manter sempre uma alimentação adequada, hidratação é fundamental, atividades físicas regulares e sempre higienizar as mãos após ter contato com as pessoas”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp