Salvador

Drone do Graer auxilia em auditoria de unidades escolares da Cidade Baixa

Imagem Drone do Graer auxilia em auditoria de unidades escolares da Cidade Baixa
O drone foi utilizado nesta terça-feira (9)  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 09/08/2022, às 19h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) utilizou pela primeira vez, nesta terça-feira (9), em parceria com o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar (PM), um drone para Auditoria de Contas na Secretaria da Educação (SEC), exercício 2021. O equipamento foi utilizado em tomadas aéreas nas obras de ampliação e reforma do Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros), Colégio Estadual e Escola Luiz Tarquínio, na Avenida Dendezeiros, no Bonfim.

Durante a inspeção, o coordenador de auditoria da 5ª CCE, Israel Santos de Jesus, e o auditor estadual de controle externo Paulo Figueiredo verificaram as condições de conservação da estrutura, a qualidade dos materiais utilizados nos pavilhões em reforma e obras novas. Por meio das imagens, a euipe pode constarar se as calhas de drenagens foram impermeabilizadas, se foram utilizados ralos apropriados, além de verificarem a qualidade dos materiais empregados.

O aparelho também fez fotografias de toda a área de cobertura das diversas instalações sem colocar em risco a segurança física dos auditores, além de permitir a obtenção, com outras ferramentas, o cálculo das áreas a serem auditadas. O drone poderá fornecer subsídios aos auditores dos Tribunais de Contas, que passarão a ter mais efetividade nos trabalhos auditoriais.

Segundo o coordenador da 5ª CCE, Israel Santos de Jesus, a aquisição de drones para auxiliar na fiscalização será valiosa para a auditoria, facilitando o trabalho em campo, já que os auditores terão maior precisão das imagens em locais de difícil acesso. “É importante capacitar os servidores para que os mesmos possam utilizar os equipamentos nas próximas auditorias”, disse Israel de Jesus.

“Quero agradecer à equipe do GRAER pela condução dos trabalhos. Além de facilitar a inspeção, a utilização do equipamento dará celeridade e precisão às auditorias, permitindo a documentação aérea de todas as suas etapas. Com o auxílio de softwares específicos, teremos outras informações, como perímetros, áreas e volumes, entre outros. A princípio, tinha uma certa resistência no uso desses equipamentos, mas a partir dessa experiência sou totalmente favorável à utilização em auditorias futuras”, destaca Paulo Figueiredo.

De acordo com o primeiro tenente da PM Evandro Santos Batista, a utilização do vetor aéreo vem se destacando em todas as áreas. “A novidade é o emprego dos equipamentos em auditorias. Além da redução de custos, temos também a redução dos riscos. Agora observamos que diminuímos o risco também do auditor no tocante à inspeção em áreas de difícil acesso, o que o vetor aéreo mostra com extrema clareza”, concluiu.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp