Salvador

Famílias de áreas de risco são cadastradas para recebimento de auxílio aluguel

Vitor Santos / Sempre
Pelo menos 89 famílias atingidas pelos sete dias de fortes chuvas foram cadastradas para o recebimento do auxílio aluguel  |   Bnews - Divulgação Vitor Santos / Sempre

Publicado em 22/04/2022, às 09h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pelo menos 89 famílias abrigadas nas escolas municipais durante os sete dias de fortes chuvas foram cadastradas para o recebimento do auxílio aluguel para serem pagos pela Secretaria Municipal de Promoção Social Combate à Pobreza (Sempre), Esportes e Lazer. Na manhã desta sexta-feira (22), as últimas cinco pessoas deixaram a Escola Municipal Novo Marotinho e os abrigos acionados para a operação foram desmobilizados.

Além dos cadastros realizados para auxílio aluguel e/ou emergencial, as vistorias realizadas por engenheiros da Defesa Civil de Salvador (Codesal) constataram quatro evasões, 13 pessoas que já estavam recebendo auxílio e outras seis que não faziam jus ao recebimento.

Na Operação Chuva, o secretário de Ação Social e Combate à Pobreza, Daniel Ribeiro, afirmou que a cidade continuará cumprindo o papel de amparar as pessoas que mais precisam.
“Foram dias muito difíceis com essas fortes chuvas. Continuaremos acompanhando de perto todas as famílias e dando suporte aos trâmites para as concessões do auxílio moradia. Durante a operação chuva, toda a equipe da Sempre continuará em alerta para dar todo apoio às pessoas que estão nas áreas de risco”, garantiu.

Sirenes

Desde segunda-feira -feira (18), foram acionadas as sirenes nas comunidades de Voluntários da Pátria (Lobato), Vila Picasso (Capelinha), Bom Juá, Baixa do Cacau (São Caetano), Mamede (duas sirenes) (Alto da Terezinha), Moscou (Castelo Branco) e, ontem (19/04), no Calabetão (BR324). Na quarta-feira (20), foi a vez da comunidade de Bosque Real (Sete de Abril), juntamente com a de Moscou (Castelo Branco).

As sirenes são acionadas após o volume de chuvas ultrapassarem 150 mm em 72 horas de chuvas intensas. Após o alerta, os moradores são orientados a saírem de suas casas e se dirigirem para as unidades de acolhimento, montadas em escolas municipais.

Vale ressaltar que a Operação Chuva, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp