Salvador

Festa de Iemanjá: tradicional entrega do presente é realizada à rainha dos mares

Bia Araújo | Bnews
Celebração é reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Salvador  |   Bnews - Divulgação Bia Araújo | Bnews
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 02/02/2024, às 16h27 - Atualizado às 16h50


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a tarde desta sexta-feira (2), ocorreu a tão esperada entrega do presente para Iemanjá. O momento ocorre na tradicional festa que leva o nome da orixá, realizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Ao longo de todo o dia, uma multidão de pessoas, entre baianos e turistas, foi se formando na região com o objetivo de homenagear e mostrar devoção à deusa dos mares. Um desses casos é Dona Aparecida, de 82 anos, que veio de São Paulo e frequenta a celebração há mais de 40 anos. 

"Essa fé não sei nem explicar de onde vem, porque eu era criança quando comecei. Tenho uma fé em Iemanjá e nunca soube explicar. Eu era católica, nascida e batizada na igreja. Tive problemas espirituais e passei a sentir a necessidade de ir para o mar, levar flores para Iemanjá, que no começo não sabia nem quem era, mas sentia uma energia viva que me abençoava", contou a idosa. 

Reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Salvador, a festa de Iemanjá acontece há mais de 100 anos. O cortejo acontece no meio do mar, repleto de embarcações e fiéis que se reúnem em celebração à cultura afro-brasileira. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp