Salvador
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) realiza, na próxima terça-feira (17), em Salvador, o II Fórum CBPM Mineração & Sustentabilidade. O evento, que tem como objetivo promover um espaço de diálogo, reflexão e troca de conhecimentos sobre as práticas sustentáveis no setor de mineração, reunirá autoridades, especialistas, empresários e representantes de mineradoras para discutir pautas relacionadas à agenda sustentável.
Com o tema “Minerais críticos e estratégicos: o papel da mineração para a transição energética”, a segunda edição do fórum tem o objetivo de destacar o potencial mineral da Bahia para a expansão das energias renováveis, abordando o futuro da mineração no Brasil e destacando a sustentabilidade como um pilar para o desenvolvimento do setor.
Debates e palestrantes
Dentre os temas abordados na programação do evento estão: Transição energética: cenário atual e desafios; ESG e boas práticas na mineração; Ações da iniciativa privada para a sustentabilidade; e "Caminhos para o desenvolvimento sustentável da mineração".
Quanto aos convidados que estarão presentes para abordar os temas são: Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM); Sandro Magalhães, presidente do Sindicato de Mineração na Bahia (SINDIMIBA); Isabela Suarez, vice-presidente de Sustentabilidade da Associação Comercial da Bahia (ACB); Georges Humbert, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRADES); dentre outros.
Henrique Carballal, presidente da CBPM, afirmou que o evento representa uma iniciativa da companhia para promover um alinhamento entre o setor mineral e a agenda ESG. “É essencial que a mineração esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às boas práticas ambientais, sociais e de governança que orientam nossas ações enquanto CBPM”.
Para o presidente, o debate sobre sustentabilidade deve englobar tanto a proteção ambiental quanto a responsabilidade social, para que o respeito ao meio ambiente aconteça de forma “clara e plena”.
“Por isso, devemos garantir que a mineração também cuide das comunidades tradicionais, respeite as comunidades locais, gerando riquezas a essas comunidades e garantindo o desenvolvimento integral de cada uma delas”, afirmou Carballal.
Classificação Indicativa: Livre
Tela dobrável
Últimas horas
Bom e Barato
Imperdível
som poderoso