Salvador

Memorial das Baianas é vandalizado pela quarta vez

Foto: Valter Pontes/Secom
Com investimento de mais R$ 545 mil, o Memorial foi reinaugurado pela prefeitura de Salvador em maio deste ano.  |   Bnews - Divulgação Foto: Valter Pontes/Secom

Publicado em 29/07/2022, às 15h26   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Considerado um dos equipamentos mais importantes para salvaguardar a história e a cultura das baianas de acarajé, o Memorial das Baianas, em Salvador, foi alvo de vandalismo pela quarta vez. Localizado no centro histórico da capital baiana, na Praça da Sé, no Pelourinho, uma base da Polícia Militar fica enfrente ao monumento e mesmo assim, não inibe a ação dos bandidos.

Com investimento de mais R$ 545 mil, o Memorial foi reinaugurado pela prefeitura de Salvador em maio deste ano.

Segundo conta a baiana e coordenadora da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), Rita Santos, no primeiro furto os suspeitos levaram um toldo e danificaram outro.

No segundo furto foi levado o fio do ar condicionado. Na terceira ação de criminosos a placa de reinauguração foi levada.

aban

O último furto aconteceu nesta quinta-feira e desta vez, levaram os dois toldos. "Não temos ajuda financeira mensal da prefeitura ou de qualquer órgão. Estamos contando com doações para a instalação de câmeras de monitoramento, sugestão da própria polícia. ", explica a coordenadora.

aban

Quem quiser colaborar com a Aban, o PIX está em nome da associação:  71 98719-0744

Em nota, a prefeitura de Salvador informou que, "atua na região do Centro Histórico com efetivo fixo, realizando patrulhamento a pé, além de equipes de viaturas 24 horas por dia, sete dias na semana, ininterruptamente. Apesar da fiscalização o órgão só tomou conhecimento posterior ao fato, adotando de imediato a ampliação do monitoramento.

A atuação também conta com o reforço de outras unidades da GCM que realizam constantemente rondas na região do Centro Histórico em veículos de duas e quatro rodas. O Memorial das Baianas está dentro do ambiente de monitoramento em manutenção permanente em regime de rondas, assim como os outros logradouros públicos como Mercado Modelo e adjacências.

Um projeto de instalação de câmeras de videomonitoramento na região está em andamento, visando maior eficiência no combate as práticas ilícitas que ocorrem na região."

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp