Salvador

Morador de Cajazeiras denuncia acúmulo de água em casa após instalação de lona pela prefeitura

Arquivo Pessoal
Terreno é invadido pela água após fortes chuvas que atingem a capital baiana  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 24/04/2023, às 12h30   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Um morador do bairro de Cajazeiras X procurou a reportagem do BNews na manhã desta segunda-feira (24) para denunciar um suposto descaso por parte da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Segundo seu Ivan Carlos, de 44 anos, uma lona instalada pela prefeitura em encosta próxima a sua casa, localizada na rua Quadra E, Setor 2, Caminho 4, está causando um acumulo de água na residência após as fortes chuvas que atingem Salvador.

O morador informou que desde 2020 busca auxílio da prefeitura para realizar um procedimento de contenção no local. Seu Ivan alega que, como forma paliativa, por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), foi autorizada a instalação dessa lona que fica ao lado da casa.

No entanto, o morador diz que a instalação do equipamento foi incorreta, já que toda vez que chove a água acaba batendo na lona e invadindo o terreno da residência. "Somos classe baixa. Nós sofremos. Se tivesse condição eu mesmo iria fazer essa contentação", disse seu Ivan. (Veja o vídeo abaixo).

Ainda não houve perdas e prejuízos de móveis, já que um batente não deixa a água invadir a casa. Seu Ivan ainda informa que, ainda na manhã desta segunda-feira (24), tentou contato com a Codesal através do disque denúncia 199, mas não teve retorno do órgão.

A reportagem do BNews entrou em contato com a Codesal e foi informada que o número "199" está "funcionando normalmente", e que "foram registradas 148 solicitações nesta segunda-feira (24)".

Ocorrências em Salvador

A Codesal registrou 57 solicitações por causa de situações associadas às chuvas que caem na capital baiana nas primeiras horas desta segunda-feira (24). De acordo com dados às 11h02, dentre as ocorrências com maiores registros, estão avaliações de imóvel alagado (21), ameaças de desabamento (12) e deslizamentos de terra (10).

Entre as localidades atingidas, a prefeitura-bairro de Pau da Lima é a que mais acumula solicitações: 15, sendo sete avaliações de imóvel alagado, três deslizamentos de terra, duas ameaças de desabamento, duas ameaças de deslizamento e uma pista rompida.

Veja o vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp