Salvador

Moradores de Mussurunga denunciam falta de limpeza em canal

Emilly Giffone / Bnews
Falta de limpeza em canal preocupa moradores de Mussurunga 1  |   Bnews - Divulgação Emilly Giffone / Bnews
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 04/01/2024, às 10h45


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores da rua America Dourada, em Mussurunga 1, Salvador, contataram o Bnews para denunciar a falta de limpeza em um córrego da região, que tem causado transtorno. O líder comunitário e morador, Luan Lima, relatou que apesar de fazer contato com os órgãos responsáveis, não tem retorno.

“Essa situação do canal já tem mais de um ano que a gente vem implorando, entrando em contato com a SEMAN, nunca tem uma resposta positiva. Informam que vem, que tem que aguardar e não chegam”, afirmou o morador durante o programa Sete da Matina, na Bnews TV.

Quem reside no entorno vive com preocupação quando chove, pois de acordo com Luan, o nível da água ultrapassa a altura da ponte, causando alagamento nas casas. Além disso, uma escola municipal que fica no entorno, por vezes fica sem aula durante o período chuvoso, quando a região alaga.

No canal, muitos lixos estão acumulados, como geladeira, pedaços de madeira, embalagens descartáveis e alguns calçados, que causam a obstrução e causa o alagamento.

Procurada pela reportagem do Bnews, a Secretaria de Manutenção da Cidade (SEMAN) afirmou que uma equipe já foi enviada para “vistoria, avaliação e programação da limpeza do canal”. O órgão também descreve, em nota, a quantidade lixo descartado incorretamente no local, que “promove uma série de problemas como estrangulamento, retenções, trasbordamentos, além de danos socioambientais”.

Confira nota na íntegra:

“Quanto à situação apresentada no canal da Rua América Dourada, em Mussurunga, onde verificamos através das imagens, uma geladeira descartada em seu leito, ressaltamos que assim como as construções irregulares e ligações clandestinas de esgotamento sanitário, o descarte incorreto de lixo - promovem juntos uma série de problemas como estrangulamento, retenções, trasbordamentos, além de danos socioambientais.

As ações de limpeza realizadas pela Seman têm como objetivo a melhoria do fluxo hidráulico, atuando primariamente na prevenção dos alagamentos, agindo também no combate de arboviroses (Dengue/Zika Vírus/Chikungunya), retirada de material sedimentado e lixo.

Em 2023, contabilizamos pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) mais de 100 ações de limpeza em canais, rios e córregos em Salvador, alcançando uma extensão superior aos 37mil metros (37km). Em tempo, informamos que será feito o envio de prepostos para vistoria, avaliação e programação da limpeza do canal apontado em Mussurunga.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp