Salvador

Moradores relatam sentimento de insegurança na Barra: "muitos assaltos e o tráfico rola solto"

Reprodução | Redes Sociais
Transgressões acontecem principalmente na região da Orla, entre o Porto da Barra e Avenida Oceânica  |   Bnews - Divulgação Reprodução | Redes Sociais
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 03/02/2024, às 11h00 - Atualizado às 22h26


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos principais bairros nobres de Salvador, a Barra tem sido palco de diversos delitos cometidos por criminosos que frequentam, principalmente, a região da Orla, entre o Porto da Barra e a Avenida Oceânica.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em denúncias enviadas ao Bnews, diversos moradores relataram a sensação de insegurança que vivem na região. Entre pequenos furtos e assaltos a mão armada, populares têm visto sua tranquilidade ficar a mercê da criminalidade.

Uma das causas apontadas para 'justificar' os atos criminosos ocorridos na Barra está o tráfico de drogas, que faz com que indivíduos cometam os roubos em busca de dinheiro para financiar a prática e o vício.

"Tem muitos assaltos aqui na região da Barra. O tráfico rola solto no Porto da Barra e aqui na praia também. Essas drogas fazem esses caras cometerem esses pequenos furtos. Pessoal fica exaltando o Porto da Barra, mas é muita desorganização. Sobe ali na região do Yacht Clube para ver o que tem de gente fumando maconha. O assalto vai rolar porque pessoa está viciada e não tem dinheiro", disse um morador da região, que preferiu não ter a identidade revelada.

Um outro morador, identificado como Thiego, chegou a presenciar algumas ações de bandidos e ainda descreveu ao Bnews como esses crimes têm ocorrido. 

"Geralmente, um grupo de menores ficavam aguardando, parado, esperando passar alguma vítima, a possibilidade de roubo. Quando passava, saíram dois deles atrás, arrancava, roubava e saía correndo para o outro lado da rua e entrando na rua. E depois era a vez dos outros", contou. 

Em 2023, a Barra foi cenário de dezenas de crimes, incluindo diversos assaltos. Um dos casos de violência de maior repercussão foi o achado do corpo de um homem dentro de um isopor no Porto da Barra. O crime estava relacionado à disputa pelo tráfico de drogas, resultando na prisão de uma pessoa.

O Bnews procurou a Polícia Militar (PM-BA), que afirmou que a “companhia [da região] tem intensificado o policiamento, com vistas a coibir ações delituosas de qualquer natureza, contando com o reforço e o apoio da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Atlântico e de outras unidades da Polícia Militar, como o Batalhão Apolo, de combate a furtos e roubos de veículos, e o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).” Mais detalhes você confere clicando aqui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp